Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (365 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página


Artigos Policiais
Artigos Policiais

 Não existem "Robocop´s" , apenas simpes Polícias

 

Todos os profissionais de Policia têm um lado humano, muitas vezes sacrificado em nome do sucesso de dinâmicas policiais que frequentemente favorecem o seu esquecimento, pois eles próprios, muitas vezes têm de agir como se fossem ‘Robocops’!

Os policias são humanos como todos nós, a farda que vestem tornam-nos policias mas não o despem dessa condição essencial , e o seu caracter, personalidade e profissionalismo, é que o vai definir como policia, e o seu lado humano é que fará toda a diferença no seu dia a dia e durante o desempenho da sua profissão!

E é esse mesmo lado humano que muita gente desconhece num polícia!

O lado humano é aquele que permite agir com o coração, com a razão e com o bom senso, tantas vezes muito útil em situações de maior melindre social, no dia-a-dia, onde os policias obrigam-se a desempenhar vários papeis; de psicólogo, assistente social e até conselheiro.

Tal como qualquer um de nós, os polícias sentem medo muitas vezes, em muitas acções profissionais, onde a fronteira entre o herói e o vilão depende tantas vezes da mera sorte, mas foram treinados para o enfrentar de frente... tal como nós os policias também choram, também sangram, também lhes dói, mas têm de estar preparados para aguentar a dor...tal como nós eles receiam a morte, mas estão destinados a olhar a morte de frente.

Aliás, eles, os policias, todos os dias, no desempenho das suas funções profissionais, enfrentam muitas situações limite de perigo eminente, onde o espectro da morte paira a cada segundo, pois eles lidam com nichos de sociedade complexos, problemáticos, marginais, etc onde os níveis de perigosidade imponderável aumentam substancialmente .

Quantas vezes um profissional de policia regressa a casa cansado, afectado, desapontado, desiludido?...muitas vezes.

Por isso mesmo o suporte familiar é de extrema importância, para que possa sentir-se reanimado, recuperado, para no dia seguinte poder enfrentar de novo, com um sorriso, uma sociedade cada vez mais exigente, mais problemática e mais complexa.

Família essa que acaba por ser o pilar e a base de sustentação emocional de todos os profissionais de policia, quando a relação com a família é excelente, a base é forte e isso fortalece o homem, o humano, o policia, mas quando a mesma é deficitária, ou não existe, naturalmente os efeitos notam-se logo, a base de sustentação fica em risco, e é quando aparecem as depressões que quando não detectadas e tratadas a tempo podem mesmo terminar de forma abrupta e violenta, como o suicídio, fenómeno esse que infelizmente se encontra em crescendo nas forças  policiais, e a meu ver esse mesmo fenómeno deveria ser analisado e estudado com atenção e urgentemente por quem de direito, para que possam a curto ou médio prazo encontrar soluções para os homens que vestem as fardas (policias)!

Ja ouvi falar de polícias que pagaram as compras a pessoas que não tinham dinheiro para pagar...de policias que salvaram pessoas mesmo estando de folga...de policias que morreram para que outros vivessem... e muita gente ainda tem coragem de dizer que os policias não são humanos???

Se não fossem humanos, não se preocupavam em proteger e defender ... e nem sequer davam o próprio peito ás balas para salvarem pessoas!!

É esse lado humano que lhes dá vida ,força e coragem...pois não é a farda que faz o policia, mas sim o homem que está dentro da farda é que faz o verdadeiro policia...para o bem e para o mal!!

Não há Robocop’s.